Evento

DIAS EUROPEUS DO EMPREGO 2013

Data: 29.10.2013 a 30.10.2013
Local: EXPONOR

DIAS EUROPEUS DO EMPREGO 2013 – Porto, 29 e 30 de outubro

Promover a mobilidade na Europa em segurança é o principal objetivo deste evento que o IEFP organiza nos próximos dias 29 e 30 de outubro, na EXPONOR.

A EXPONOR (Porto - Matosinhos) acolhe, nos próximos dias 29 e 30 de outubro, a 9ª edição dos Dias Europeus do Emprego em Portugal. Promovida pelo IEFP, através da rede EURES, e com a forte colaboração da Comissão Europeia, este evento conta já com mais de 50.000 participantes desde 2006, só a nível nacional.

Horário de abertura: das 11h00 às 19h00

Os Dias Europeus do Emprego são uma oportunidade para contactar empresas e/ou especialistas nos mercados de trabalho de outros países, estruturar e aprofundar projetos individuais de mobilidade e saber mais sobre a forma como o EURES e outros serviços de apoio à mobilidade podem ajudar os trabalhadores que procuram outros países europeus.

Com um vasto programa de cerca de 50 “workshops”, sessões de informação e apresentações de empresas, os participantes podem contar com informação e aconselhamento personalizados sobre:

  • situação e tendências de mercado, oportunidades de trabalho,
  • estratégias mais eficazes de procura de emprego,
  • reconhecimento de competências e qualificações profissionais,
  • apoios à mobilidade,
  • oportunidades de carreira em instituições europeias e organizações internacionais,
  • outras alternativas de mobilidade no âmbito dos projetos e redes a nível europeu,
  • condições de vida e trabalho,

em particular, nos 13 países presentes este ano no evento: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Holanda, Itália, Irlanda, Noruega, Reino Unido, Suécia e Suíça.

 

Podem ainda estabelecer contactos com algumas das cerca de 30 empresas presentes e conhecer as suas necessidades de recrutamento, sobretudo nas áreas das Engenharias, Tecnologias de Informação e Saúde – podendo mesmo, em caso de candidatura e seleção prévia, ter uma ou mais entrevistas de emprego durante o evento (presencialmente ou “online”).

 

ATIVIDADES EM DESTAQUE nos 2 dias

“Workshops” / Sessões de Informação / Apresentações de Empresas

Consulte o Programa: cerca de 50 sessões nos 2 dias.

Também será transmitido online, na plataforma do evento.

Área de Exposição

Contactos personalizados com empregadores.

Aconselhamento nos stands EURES / países e pontos de informação de outros serviços.

Entrevistas de Recrutamento

Se se candidatar previamente a ofertas de emprego através da plataforma, pode ser pré-selecionado(a) para entrevistas (presenciais ou online).

Aconselhamento Online

Conselheiros EURES, empregadores e serviços de apoio à mobilidade também disponíveis por Live Chat.

 

INSCREVA-SE JÁ! A participação é gratuita, mas a inscrição prévia online é obrigatória: www.europeanjobdays.eu/porto/.

Se participa no evento presencial, não se esqueça: traga consigo o bilhete impresso, com código de barras (indispensável para entrada).

 

Para mais informação, consulte a plataforma do evento: www.europeanjobdays.eu/porto/, onde está disponibilizada toda a informação necessária para preparar uma participação bem sucedida.

 

Promovidos desde 2006 pela Comissão Europeia, os Dias Europeus do Emprego têm vindo a afirmar-se crescentemente como um primeiro passo para uma mudança de vida substancial para muitos trabalhadores e suas famílias. Têm também constituído ocasião para um debate alargado, entre candidatos a emprego, empregadores e outras partes interessadas, sobre a mobilidade dos trabalhadores e os recrutamentos a nível transnacional, para a partilha de testemunhos sobre experiências de trabalho e obtenção de informação actualizada sobre as condições para viver e trabalhar noutros países europeus.

Esta iniciativa tem vindo a registar um número crescente de participantes em toda a Europa, com perto de 2200 eventos já realizados. Só em Portugal, nas 8 edições anuais já realizadas, participaram mais de 50.000 pessoas, na sua maioria graduados.

Os Dias Europeus do Emprego variam em termos de dimensão e enfoque, mas têm todos um objetivo em comum: incentivar a mobilidade em toda a UE/EEE e promover, deste modo, um melhor ajustamento no mercado de trabalho europeu. Presentemente, estão a realizar-se em simultâneo em toda a Europa centenas de eventos, desde feiras de emprego a seminários, encontros e conferências, ou mesmo simples sessões de informação. Consulte o Calendário de Eventos no Portal do EURES: www.eures.europa.eu.